Matéria: Amanda Nunes - Fotojornalista Esportivo

A Seleção Brasileira Feminina de Futebol Americano não deixou dúvidas sobre sua força no cenário internacional. No último fim de semana, as Brasil Onças viajaram até a Colômbia para disputar o Coffee Bowl e, com duas vitórias em dois jogos, levaram o título da competição — e o melhor: sem sofrer nenhum ponto.
Além do Brasil, participaram da competição as seleções da Colômbia, Estados Unidos e Honduras. O Brasil Onças estreou contra a seleção dos Estados Unidos, que havia sido a primeira adversária do Brasil na história da modalidade.
No sábado (15), o reencontro com as norte-americanas foi um espetáculo. O Brasil Onças dominou o confronto e venceu por 14 a 0, com destaque para a recebedora Lara Nesralla, que anotou dois touchdowns. No primeiro jogo entre as equipes, Lara já havia sido responsável pelo único touchdown que garantiu a vitória histórica para o Brasil. Desta vez, ela brilhou novamente, e se disse emocionada com a conquista.

"O jogo foi excelente, dominamos completamente. A defesa estava imbatível e o ataque, muito eficiente. Nosso jogo aéreo funcionou de maneira impecável. Foi uma grande partida para nós", comentou Lara, ainda visivelmente empolgada.
Ela também refletiu sobre a evolução da seleção dos Estados Unidos desde o encontro anterior: "Em 2023, elas tinham um time mais físico, enquanto agora, eram mais rápidas. Marcar dois touchdowns contra os Estados Unidos foi uma sensação indescritível. Quando fiz o primeiro, olhei para trás e pensei: 'Caramba, eu consegui!' Foi surreal representar o Brasil dessa forma", completou.

Já no domingo (16), o Brasil Onças enfrentou as hondurenhas, que pouco puderam fazer contra a força da equipe brasileira. O placar de 28 a 0 foi a prova da superioridade da seleção, com Isadora marcando dois touchdowns, enquanto Lara e Suzane anotaram um cada.
O head coach Raphael Negreiros fez uma análise positiva da participação da equipe no torneio. "O desempenho esportivo foi excelente. Mesmo com a falta de tempo para treinos mais intensivos, conseguimos equilibrar bem os períodos e nos preparamos de maneira situacional para os desafios que surgiram. O resultado final foi muito satisfatório: 42 pontos marcados e nenhum sofrido", afirmou o treinador.
Negreiros também comentou sobre a estrutura do evento: "Em termos de organização, o torneio deixou a desejar, mas entendemos o contexto da Colômbia. O país ainda tem muito a crescer no futebol americano, mas a admiração pelo Brasil é evidente. Acredito que nossa presença pode contribuir para o desenvolvimento do esporte na América do Sul e inspirar outras seleções."
Com essa vitória, as Brasil Onças Feminino ampliam seu histórico invicto para três vitórias em três jogos oficiais, agora com a experiência de um torneio internacional. A equipe se prepara para a próxima grande competição: a disputa por uma vaga no Mundial de Futebol Americano, que ocorrerá em 2026, sem data ou local definidos.

Sobre a CBFA
A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) é responsável por regulamentar e promover o futebol americano no Brasil. Além da modalidade tradicional, a CBFA também coordena o flag football e o futebol americano de areia (beach football), além de gerenciar as seleções brasileiras de todas essas modalidades.